terça-feira, 7 de outubro de 2025

Alerta De Seta Ligada

    A seta é um dos recursos mais importantes para a segurança no trânsito, porque avisa outros motoristas e pedestres quando você vai mudar de faixa ou fazer uma curva. Mas todo mundo já conhece alguém – ou até a si mesmo – que esquece de desligá-la depois da manobra. Isso pode gerar confusão, porque os outros podem pensar que você vai mudar de direção de novo. Por isso, aqueles avisos no painel acabam sendo bem úteis.

   Pensando nisso, o circuito a seguir foi projetado para acionar um alarme intermitente caso a seta permaneça ligada por mais de 1 minuto, o que provavelmente indica esquecimento.  No  uso normal, nada acontece . Clique na imagem para visualizar melhor.







  O funcionamento básico consiste em um oscilador que envia comandos intermitentes a um buzzer ativo (por meio de um transistor), sempre que D2 e D3 recebem tensão do sinal da seta, ocorrendo após um pequeno atraso.

  Ao analisar o diagrama, percebe-se que R2, C1 e D1 formam um circuito de retardo. O resistor R2 junto ao capacitor C1 definem o tempo necessário para que o oscilador seja acionado. A corrente que percorre R2 vai carregando o capacitor C1 até que ele atinja um nível suficiente para que a lógica do circuito habilite o oscilador. Dessa forma, o sinal sonoro só é emitido caso a seta permaneça ligada por tempo excessivo, permanecendo silencioso durante o funcionamento normal.





  A instalação é bem tranquila e praticamente não mexe no sistema original do carro. Se tiver qualquer dúvida, é só chamar um eletricista automotivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário