Para aqueles momentos em que se necessita carregar uma bateria automotiva , seja em casa ou outro local ( como uma fazenda, por exemplo ), este projeto torna-se uma boa solução.
A corrente de carga fica em torno de 2A , bem aceitável para uma carga lenta , o que ajuda a aumentar a durabilidade da bateria. Esta corrente é constante não importando o quanto a bateria esteja descarregada. A tensão de saída , por outro lado , vai subindo à medida que a bateria vai se carregando.
Ao se conectar uma bateria descarregada ( menos de 12V) aos terminais do carregador, o circuito comparador formado pelo AO 741 detecta a tensão baixa e aciona o relé permitindo o funcionamento da fonte de corrente constante formada por Q1 e Q2. Assim a bateria entra em processo de carga .
Quando a tensão entre os bornes da bateria alcança cerca de 14V o comparador desliga o relé cortando a alimentação do carregador, desta forma protegendo a bateria contra excesso de tensão e economizando também energia elétrica.
O ajuste é feito conectando uma fonte de tensão que forneça entre 13,8V e 14 V na saída do carregador. Então deve-se regular o trimpot até que o relé desligue.
Devido à histerese, o AO só voltará a ligar o relé quando a tensão cair para cerca de 12 V. Isto impede que o relé fique ligando e desligando seguidamente . Esta tensão pode ser ligeiramente modificada com a troca do resistor de realimentação ( R5 de 27K).
O circuito é à prova de curtos , já que mesmo juntando os terminais de saída a corrente permanecerá constante , mas será danificado se for ligada a bateria na saída com os terminais invertidos.