No jogo do labirinto eletrônico o objetivo
é levar uma argola de metal de um ponto a outro, passando por um labirinto, também de
metal , sem encostar . Quando a argola encosta no
labirinto é contabilizada uma falta e um circuito eletrônico detecta esta situação fazendo a indicação através de sinais sonoros e luminosos
. As penalidades para os jogadores faltosos são definidas antes do inicio do jogo e podem variar bastante . Existem diversas versões do jogo , todas com o mesmo objetivo, sendo que algumas acionam sirenes, outras dão choque, outros tem contagem de faltas , entretanto a quase totalidade delas possui ligação física via cabo entre a argola e o circuito em si , o que pode ser bem incômodo. Proponho uma solução diferenciada em relação aos circuitos normalmente adotados. Observe:
Normalmente quando a argola encosta no labirinto, o laço se fecha e ocorre a passagem de corrente elétrica ativando o restante do circuito. Neste caso temos um sensor capacitivo de toque baseado em um oscilador transistorizado. Este oscilador em funcionamento normal mantém Q1 conduzindo de forma a inibir a condução de Q2 , resultando em silêncio no buzzer e led apagado.
Quando a mão do jogador segura a argola metálica , ela ( a argola) começa a " fazer parte do corpo " dele e ao entrar em contato com o caminho do labirinto ( que por sua vez está conectado ao oscilador ) faz com que a oscilação pare , cortando Q1 e liberando Q2 para conduzir. Com o transistor Q2 conduzindo , led e buzzer serão acionados. Resumindo, não será preciso cabeamento entre a argola e o caminho sinuoso já que o corpo fará esta parte.
Sugestões de placa:
O micro choque de 1000 uH é comprado pronto e não deve ser problema.
Antes do uso é preciso um pequeno ajuste em P1, mas é simples. Ajuste até que obtenha o comportamento adequado, ou seja, em condições normais fique o led apagado e quando tocar no labirinto o led acenda e o buzzer alarme.