domingo, 23 de abril de 2023

Em 3 Minutos, Faça Um Protetor Contra Ligação Errada Em 220V

 


    Cansado de queimar seus equipamentos ligando eles em tomadas sem identificação?

    Evite maiores prejuízos montando e instalando este circuito . Com ele podemos evitar danos em aparelhos ligados erroneamente em tomadas 220V



     Circuito mais simples é difícil. Temos um relé conectado em uma simples fonte capacitiva. Com tensão de entrada em 127 V a tensão sobre a bobina é insuficiente para acionar o relé .  A carga fica então ligada normalmente. Quando ligado em 220V a tensão é suficiente para acionar o relé . Neste momento ele comuta seus contatos desligando a carga e acendendo o led indicador.  

     Antes de conectar a carga, verifique o circuito para se certificar que o relé esteja acionando corretamente em 220V. 

    Seja cuidadoso com cargas muito sensíveis, pois devido à relativa lentidão na comutação dos relés, uma carga de 127V poderá ser submetida  a uma tensão de 220V por alguns milésimos de segundos .

    


quinta-feira, 13 de abril de 2023

Usando Transístor Como Sensor De Temperatura

    Que componentes semicondutores são sensíveis à temperatura  você já deve saber . Inclusive isto é causa de muitas dores de cabeça aos projetistas .  Semicondutores atuam como isolantes em baixas temperaturas e condutores em temperaturas mais altas , o que pode ser bastante inconveniente . 

    Em altas temperaturas os elétrons que formam o átomo conseguem ter mais liberdade e mover-se com relativa facilidade,  permitindo  a transferência de energia.  Podemos usufruir desta característica, montando um circuito que consiga detectar as variações que ocorrem dentro do material semicondutor com a mudança da temperatura  . 

  O circuito proposto consegue acionar uma carga ( no caso um led )  ao se tocar no corpo de um material semicondutor ( no caso um transistor ) . 

   O calor presente nos dedos é transferido ao encapsulamento  do transístor , aquecendo indiretamente o seu cristal semicondutor. Este aquecimento   faz com que haja uma pequena  condução através do transístor, capaz de ser detectada pelo operacional,   o qual atuando como comparador, comuta a sua saída acendendo o led indicador.





    O ajuste do ponto ideal de funcionamento é feito em P1 . 
    Acredite, o circuito pode ser bem sensível.    Veja o vídeo:









Led Indicador De Fusível Aberto

 

     Todos ( ou quase todos) os aparelhos eletrônicos possuem fusível de proteção. Às vezes eles se danificam , afinal estão ali para isto,  e em alguns casos fica difícil saber se estão bons visualmente .

   Em outras ocasiões o acesso pode ser difícil para efetuar medições. 

   Este pequeno circuito pode auxiliar na detecção de algum fusível danificado,  presente em um equipamento qualquer ligado à rede elétrica. Desta forma, enquanto o fusível estiver em boas condições, o led permanece apagado. Se por qualquer motivo  o  fusível abrir , imediatamente imediatamente o led acende indicando o fato.  

   Trata-se de uma configuração clássica para acionar um led em 127/220Vac. Entretanto temos o fusível inibindo o acionamento do led , já que o caminho da corrente por ele (fusível) é mais "fácil" do que através do circuito do led. No momento em que ele ( o fusível) se rompe, a corrente  passa totalmente através de R1, C1, C2 e o led,  que desta forma se ilumina.





    Cuidado com a potência de dissipação do resistor R1 . Use 3W no mínimo para evitar problemas se o led ficar ligado por muito tempo . Para os capacitores o importante é a tensão de funcionamento . Procure não usar menos de 400V.


segunda-feira, 6 de março de 2023

Semáforo Para Pedestres



     Existem diversos tipos de indicadores visuais para semaforização.  Imagino que deva existir uma regulamentação pra isso mas nem imagino qual seja porque as indicações  variam de localidade para localidade. Este circuito simula uma das indicações que existem por aí. Basicamente temos a representação de um pedestre , que pode estar parado ou andando, em um painel feito com leds. 

  Na passagem da fase  verde ( andar ) para a fase vermelha ( parar ), o indicador vai piscar por alguns segundos informando ao pedestre que o sinal em breve vai fechar para ele. 

  Temos aqui uma sequencia 4 x 3 x 5, ou seja o sinal fica verde por  4 tempos , pisca vermelho por um tempo e fica aceso vermelho por 5 tempos. 

   Por exemplo, se cada tempo durar 15 segundos então:

  •  Ficará verde por 4 x 15 = 60 segundos
  •  Ficará piscante por  1 x 15 = 15 segundos
  •  Ficará vermelho  por 5 x 15 = 75 segundos

    









   

              Estes tempos podem ser modificados alterando R1/C1.

             O circuito, através de  transistores, controla 2 relés para acionamento de  102 leds ( 51 em cada  painel ) . Esta quantidade de leds torna inviável o uso de bateria para o painel, por isso os leds estão conectados a rede elétrica para maior facilidade de controle. Esta parte, inclusive, é a mais crítica do projeto , devendo os cuidados serem redobrados nas conexões para evitar danos aos leds. Além disso:

  • Não reduza o valor do resistor.
  • Não conecte menos leds do que o indicado
  • Utilize conjuntos de leds com as mesmas características.
  • Verifique as polaridades dos leds antes de ligar
  • Não ligar em 220V
  • Muito cuidado com a energia elétrica.   


        Se não seguir as recomendações , fatalmente os leds vão se danificar ( e você também)

            




   Para tentar diminuir os erros , abaixo está mostrada a ligação real dos componentes para a fase vermelha. A fase verde é idêntica , obviamente com leds verdes.





      E aqui, uma ideia de  como deverá ficar a disposição final dos leds para que seja obtido  o visual que desejamos.



















sábado, 4 de março de 2023

Alerta De Gelo Na Pista

 

       Gostaria de incrementar seu carro com um alerta sobre uma  possível formação de gelo na pista?  Veículos mais modernos já possuem esta funcionalidade e pode ter certeza que é uma informação  bastante importante. Afinal, uma camada de gelo na pista vai torná-la extremamente escorregadia podendo causar graves acidentes , principalmente aos desavisados.

      Ok, moro num país tropical  mas, acredite, ele é tão grande que existem regiões em que pode até nevar.  Além  disso, aqui no blog tenho visitantes de outros países onde temperaturas extremamente baixas são comuns e  o circuito pode interessar a eles.

       O circuito atua da seguinte forma: assim que a temperatura externa do veículo atingir um valor abaixo do ajustado, um led indicador começa a piscar indicando o fato. Existe também um alarme sonoro que pode ser habilitado ou não de acordo com o gosto do motorista.


      Para ajustar , desligue o sinal sonoro ( para irritar menos ), coloque o sensor em contato com gelo e ajuste o trimpot até que o led  comece a piscar. 

    O led "ajuste" é um grande auxiliar neste momento, pois vai acender  também quando o ajuste estiver  correto.

   O sensor deve ser instalado do lado externo do veículo para a correta detecção da temperatura.  Em circuitos comerciais ele fica instalado na parte de baixo do retrovisor externo .  Veja a figura como ele é fisicamente. 


    Este sensor, para aqueles que não sabem, é um tipo de resistor que altera seu valor de acordo com a temperatura ao redor do seu corpo. Este tipo é NTC ( existem tipos PTC) que  tem um coeficiente negativo de temperatura , ou seja, sua resistência nominal diminui com o aumento da temperatura. 

    Pode usar qualquer valor acima de 5K. O ajuste do potenciômetro compensará qualquer diferença. O buzzer deve ser aquele que já tem um oscilador incorporado.   E é isso...



quarta-feira, 1 de março de 2023

Agitador Para Máquina De Lavar Roupas

    As modernas máquinas de lavar possuem recursos bastante sofisticados . Possuem painéis digitais atraentes,  com inúmeras funções para todo o ciclo e tipo de lavagem que for necessária. Infelizmente, junto com as sofisticações vieram os preços altos, tanto no produto completo quanto em suas partes. Um controlador eletrônico para máquinas de lavar é um produto que apresenta alto índice de falhas e sua substituição é relativamente cara para um consumidor médio. 

   Se você estiver precisando de um controle simples , que faça apenas o básico : girar para um lado por um ou dois minutos, parar por alguns segundos , girar para o outro e assim sucessivamente por um tempo determinado, este circuito pode lhe servir. A adaptação na máquina é mínima e pode trazer à vida um equipamento útil que está empoeirando na sua garagem.






        Podemos dividir o circuito em três blocos:
     O primeiro é um temporizador acionado pelo botão "start" e que é  formado pelos componentes conectados a um dos inversores do CD 40106 . Este bloco tem como função ativar os relés (via transistor BD 140) pelo tempo que deve durar a lavagem da roupa. Ou seja, enquanto este temporizador estiver acionado a máquina funciona, quando acabar a temporização a máquina pára de funcionar.
Pode modificar este tempo alterando C2 , R6 ou ambos. 
   O segundo é um oscilador , formado por outra porta do 40106 e componentes adjacentes, em que o tempo de saída em nível alto ( pino 2 )  é muito maior do que o tempo  em nível baixo.  
   Quando o pino 2 apresentar  um nível alto, o relé RL1  é acionado via Q1 e permite que o motor funcione. No momento em que ficar em nível baixo o motor pára de funcionar.  Resumindo, ele vai girar por um ou dois minutos, parar por uns poucos segundos , voltar a girar por mais um tempo, pára novamente e repete o ciclo até que o temporizador do primeiro bloco corte a alimentação dos relés. O tempo em que ficará girando e o tempo que ficará parado, pode ser ajustado com a troca de C1, R1 e R2. Faça experiências se quiser. 
     O pino 2 do CD40106 também aciona o último bloco, que  tem o CD 4013 como principal componente. Sua função é alternar a direção do giro do motor.  Assim cada vez que recebe pulsos no seu pino 3 a saída Q (pino 1) muda de estado, ligando e desligando o relé RL2, via Q2. Com o relé RL2 trocando de estado, são trocadas as ligações do motor, fazendo com que ele possa girar para um lado ou para o outro.
     Faltaram alguns leds indicadores, mas é só colocá-los em paralelo com as bobinas dos relés e tá tudo certo.
       








quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Um Pouco Sobre Resistores

    Circuitos eletrônicos são construídos através da interconexão de vários elementos chamados componentes eletrônicos. Dependendo de como esses componentes são ligados entre si, é que obtemos os diversos comportamentos finais para o circuito.  Entre estes componentes encontra-se um, que acredito ser  impossível você não ter visto em algum momento. Estou falando dos resistores, componentes construídos para oferecer uma certa oposição à passagem da corrente elétrica.

  Isto pode parecer algo indesejado, afinal queremos que as coisas fluam da melhor maneira possível, não é mesmo?  Entretanto existem outros componentes que precisam de limitação na corrente ou na tensão a qual estão submetidos , sob pena de sofrerem algum tipo de dano. Neste ponto entra o indispensável resistor . 

   Como se pode observar pela fotos abaixo , os resistores podem ter diversas aparências e construções de acordo com a função a que se destinam.

  




   O ser humano precisa de referências para medir as coisas e com o resistor não é diferente.  Desta forma precisamos de uma unidade para medir o valor da resistência apresentada por um resistor. Este valor é dado em ohm , símbolo Ω .

  Resistores maiores em tamanho têm seus valores impressos no próprio corpo . Nos resistores menores, utiliza-se um código de cores, em que o número que expressa a sua resistência em ohms é determinado pelas cores dos anéis que existem no corpo do componente conforme exemplo abaixo. 






       Essas cores seguem uma tabela padronizada. Observe a tabela de cores  para resistores de 4 faixas.



 A leitura do valor é feita iniciando pelo lado mais próximo dos terminais, na seguinte ordem:
  •  Primeiro anel: primeiro algarismo do valor de resistência 
  • Segundo anel: segundo algarismo do valor de resistência 
  • Terceiro anel: fator de multiplicação ou número de zeros que deve ser acrescentado às duas primeiras leituras. 
  • Quarto anel : Tolerância em porcentagem do valor nominal de resistência.
 Voltando ao resistor mostrado acima, temos que ele apresenta as seguintes cores: marrom, preto , vermelho e dourado.
   O primeiro anel nos dá o valor 1.   
   O segundo anel nos dá o valor 0. 
   O primeiro e o segundo anel formam então o valor 10. 
  O terceiro anel, vermelho, nos dá como fator de multiplicação “100” ou diz que devemos acrescentar dois zeros ao valor formado pelos dois primeiros anéis. 
    Temos então 1000, ou seja, 1000 ohms ou ainda 1K ohms. Escrevemos " K " porque em lugar de usarmos “milhares de ohms” para os valores de resistência empregamos o prefixo “quilo” ou abreviadamente “k”. Uma resistência de 22.000 ohms pode então ser expressa como 22 quilohms ou simplesmente 22k. Para “milhões de ohms” usamos o prefixo “mega” ou abreviadamente a letra “M”. Uma resistência de 4.700.000 ohms pode então ser expressa como 4,7 megohms 4M7 ou ainda 4,7M. 
                                                              
Veja outros exemplos:






   A tolerância de um resistor indica quantos  "por cento" seu valor real pode  desviar do valor impresso, devido a fatores construtivos. Assim um resistor de  1K  - 5%  pode ter seu valor entre  950 ohm ( 5% a menos  do valor nominal ) ou 1050 ( 5% a mais do seu valor nominal ), sem , no entanto, estar defeituoso.
   Com o avanço da tecnologia, atualmente é muito comum encontrarmos resistores com tolerância bastante baixa. Assim, o valor medido será bastante próximo ou igual ao valor esperado do componente. Estes resistores possuem 5 ou 6 faixas , sendo a leitura feita da mesma forma que os de 4 faixas.






        





     Nos resistores de 6 faixas , a sexta  indica a variação relativa de resistência em função da temperatura. Esses valores são chamados de coeficiente de temperatura e são especificados em ppm/ºC , ou seja, partes por milhão por grau centígrado. Este parâmetro é muito importante em circuitos de alta precisão.

  Resistores podem ser fabricados com diversos tipos de materiais, e geralmente seus nomes vem deste materiais. Assim temos resistores de carvão ,composto de carbono com aglutinantes,  resistores de fio, feitos com fios formados por uma liga de níquel e cromo e os resistores de película metálica. Cada qual tem seu uso de acordo com as necessidades do projeto. 

   Uma característica importante de todo resistor é que ele converte energia elétrica em calor, ou seja, a passagem de uma corrente por um resistor faz com que sua temperatura suba. O fator principal que influi na capacidade deste resistor dissipar esta potência térmica ( potência medida em W ) é o seu tamanho. Veja que existem resistores construídos apenas com a função de aproveitar o aquecimento , como aqueles usados em chuveiros, ferros de passar roupa e desembaçadores de vidros automotivos. Aqui nos nossos projetos utilizamos resistores com potência de , no máximo, 10W. 
   Por último, segue o desenho do símbolo utilizado para todos os resistores, independente do material construtivo



                                           



   Todos os resistores mostrados até agora são construídos para apresentar um valor de resistência fixo . Entretanto existem outros tipos de resistor feitos para apresentar uma resistência variável ou ajustável. Temos então resistores que alteram seu valor de resistência através de movimentos mecânicos como potenciômetros e trimpots, temos outros que variam de acordo com a temperatura (NTC e PTC ) e ainda outros que mudam seu valor conforme a luz que recebem, como é o caso do LDR. Os símbolos, obviamente, são desenvolvidos para indicar isto de forma a mais clara possível.  
     Assim são, na ordem em que aparecem abaixo, um trimpot, um LDR e um potenciômetro , todos com sua respectiva simbologia.












    Aqui eu só arranhei o assunto, pois seria preciso todo um livro para falar sobre resistores e mesmo assim seria difícil esgotar o tema. A ideia foi só uma visão geral para quem se propõe a montar os circuitos deste blog e tem dificuldades com os valores dos resistores.