quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Slot Machine Educativa

 

    Uma slot machine, também conhecida como caça-níqueis, é uma máquina de jogos de azar popular em cassinos e locais de entretenimento. Elas funcionam com base em um mecanismo simples, mas altamente eficaz, de apostas e prêmios.

   Temos um painel com cilindros ( bobinas) que giram e exibem símbolos. A maioria das máquinas modernas tem três ou cinco bobinas.  Imagens nas bobinas  determinam os resultados das apostas. Podem incluir frutas, números, letras, entre outros.  O objetivo é alinhar os símbolos para formar combinações vencedoras.

    O jogador insere uma moeda, ficha ou crédito na máquina. Ao puxar uma alavanca ou pressionar um botão, as bobinas começam a girar. 

    Após um tempo, as bobinas param aleatoriamente e, se os símbolos se alinharem de acordo com a linha de pagamento, o jogador ganha um prêmio.

   Como se enquadram na categoria de jogos de azar, são proibidas aqui no Brasil . Mas nada impede de criarmos um modelo recreativo, onde o  objetivo é ver quem ganha mais moedas.  Veja abaixo:




  
   Inserimos uma moeda e a partir daí temos quinze segundos para obter a combinação correta ( todos os leds acesos) pressionando o botão que faz a função da alavanca. Se não conseguirmos neste intervalo de tempo, o jogo desliga e será necessário inserir outra moeda

   Mas, se todos os leds ficarem acesos quando soltarmos o botão, a combinação será vencedora. Neste caso soa um alarme e é acionado um solenóide que pode ser utilizado para liberar prêmios.









       Como sempre, aqui só é mostrado a parte eletrônica da coisa, cabe a você desenvolver a parte mecânica , que neste caso específico é bem importante.
         Por falar na parte eletrônica , esqueci de colocar um capacitor eletrolítico de 100uF na sugestão da placa.   Mas sem problemas, basta soldar por baixo como na ilustração.






quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Contador de 00 a 99

    A relação entre contadores e eletrônica é bastante estreita, especialmente no contexto de sistemas digitais e eletrônica digital. 

   Contadores são circuitos digitais usados para contar pulsos ou eventos. Eles são fundamentais em muitos dispositivos eletrônicos para rastrear o número de eventos ou o tempo.

    São usados para medir intervalos de tempo em relógios digitais, cronômetros e temporizadores.  Em sistemas de comunicação e processamento de sinais, servem para dividir a frequência de um sinal de entrada para obter uma frequência desejada.  Em sistemas de controle industrial, contadores são usados para monitorar e controlar processos com base no número de operações ou eventos.

  Enfim , são  essenciais para o funcionamento de muitos dispositivos e sistemas modernos, e o entendimento dos princípios básicos e das aplicações práticas dos contadores é fundamental para qualquer profissional ou estudante de eletrônica. 

 Existem muitos circuitos integrados que implementam contadores de diferentes tipos e complexidades, facilitando o design de sistemas eletrônicos. Neste projeto vamos utilizar o CD4026 , integrado CMOS que internamente possui um contador de década Johnson de 5 estágios e  um decodificador de saída que converte o código Johnson em uma saída decodificada para 7 segmentos.    

    Ele é capaz de contar cada pulso que recebe em seu pino de entrada ( pino 1 )  e converte internamente para decimal de modo que agora possa ser visualizado o resultado num display .   Ou seja,  em um único componente temos o contador, o decodificador e o driver para o display. O nível  ativo na saída do 4026  é alto, então usamos displays  com catodo comum.  



    Quando recebe pulsos no seu pino 1, o 4026 conta de 0 a 9 e depois retorna para 0 indefinidamente . Se for acrescentado mais um estágio contador poderemos contar de 0 a 99 . Mais um estágio acrescentado e teremos de 0 a 999, e assim por diante.

     

  Então, se você estava procurando um circuito contador crescente o mais simples possível,  mãos à obra.

















terça-feira, 23 de julho de 2024

Sinalizador SOS Audiovisual

  Aqui está um circuito que espero que você nunca precise usar. É um circuito que emite piscadas luminosas equivalentes ao sinal de SOS ( pedido de socorro ) em Código Morse.

  A tabela de Código Morse utiliza uma sequência única de traços e pontos para representar cada caractere, incluindo letras, números e sinais de pontuação. Por padrão, a duração de cada traço é três vezes maior do que a de um ponto.  Após cada ponto ou traço, há um breve silêncio, com a duração equivalente a um ponto.   Um sinal SOS é algo importante em situações de emergência, pois permite ao usuário enviar um pedido de socorro em código Morse, composto por três sinais curtos ( três pontos), três sinais longos ( três traços) e três sinais curtos novamente.




  Este sinal é reconhecido universalmente como sendo um apelo por ajuda e pode ser facilmente identificado por equipes de resgate ou por qualquer pessoa que esteja procurando prestar assistência.

  Especificamente quanto ao circuito, o que temos aqui é uma disposição de quatro circuitos integrados 4017 ligados em cascata de forma a obtermos uma sequência de 31 canais ( acho que é isso ). Ligando diodos nas saídas alternadamente, conseguimos chavear um transístor no mesmo ritmo, de forma que ele vai conduzir e cortar, conseguindo o efeito das piscadas. 

 Foi usado um led de alto brilho para que os flashes sejam bem visíveis. Se você quiser realmente uma potência elevada de sinalização , troque Q1 por um mosfet ( pode ser o IRF640 ) e o led por lâmpadas ou leds de alta potência.

 











Veja o efeito.






terça-feira, 25 de junho de 2024

Indicador De Pico De Áudio

  Monitore seus  alto falantes  e evite danos com este simples circuito. Conectado aos bornes da caixa acústica, sempre que o nível de potência entregue aos alto-falantes excederem um limite pré-ajustado , um led indicador acenderá.

 O ouvido humano percebe alterações de nível sonoro de forma logarítmica e facilmente perdemos a noção da potência sonora que um alto falante está reproduzindo . Desta forma um exagero pode causar aquecimento e até mesmo danos à bobina do alto-falante. 

  Existem cálculos (  simples ou mais complexos ) para a tensão máxima que pode, ou deve estar presente nos terminais de um alto-falante para determinada potência , mas no nosso circuito extremamente básico, basta ajustar o trimpot para o nível máximo que julgar adequado. 


















    Como última recomendação, evite conectar este circuito naquele seu equipamento de milhares de dólares.  Afinal, não há isolamento na entrada de sinal e é sempre bom evitar surpresas.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Sirene Francesa


   Aqui está o circuito de uma sirene eletrônica bastante potente, ideal para uso em alarmes ou efeitos sonoros . O objetivo era simular uma sirene de polícia Francesa e achei que ficou bem parecido depois de ajustar os dois trimpots . Obviamente, depois de ajustado, eles podem ser substituídos por resistores fixos, se você assim o desejar. 


   A alimentação de 12 V torna o circuito ideal para uso em veículos. Por falar nisso  não use pilhas pois, apesar de funcionar normalmente, elas vão se esgotar rapidinho. É que o consumo, como previsto,  é diretamente proporcional à potência final entregue.

domingo, 16 de junho de 2024

Controlando o Sentido De Um Motor Com Meia Dúzia De Componentes

 

    Normalmente quando precisamos controlar o sentido de rotação de um motor DC, utilizamos a chamada "ponte H" . Nesta famosa configuração temos que transistores, circuitos integrados ou mesmo relés, façam  a inversão de alimentação do motor, fazendo com que possam girar em um sentido ou em outro.

   Aqui temos uma versão diferente com poucos componentes e capaz de realizar a mesma função.




No circuito de teste foi usado um destes motores comuns ( esse amarelinho ). 





  Se usar motores de maior consumo,  utilize transistores de potência como o TIP41 ou TIP122. 
  Evite acionar os dois interruptores ao mesmo tempo. Isto pode causar danos a um ou aos dois transistores.


quinta-feira, 13 de junho de 2024

Um Simples Controle Para Servomotor

 

   Diferentemente de um motor comum, um servomotor é um tipo de motor que não gira de forma livre e contínua quando é aplicada uma alimentação nos seus terminais . Em vez disso, ele se move de acordo com a quantidade específica de rotação que você lhe indica. Isto parece bom , mas  como fazer isso?

   A principal característica de um servomotor é o seu sistema de realimentação (encoder), que informa ao servo drive (controlador) a posição do eixo em determinado momento, permitindo que o servo drive ajuste a posição caso não esteja correta. Isso possibilita corrigir, em tempo real, os erros de posição e obter uma precisão muito alta.

     Existem vários métodos para controlar esses servomotores, determinando a posição desejada e a velocidade. O método mais comum, devido à sua simplicidade, é o controle por pulso e frequência. Nesse método, os servomotores são controlados enviando um pulso elétrico de largura variável, ou modulação por largura de pulso (PWM), através do pino de controle. Há um pulso mínimo, um pulso máximo e uma frequência de repetição. O sinal PWM enviado ao motor determina a posição do eixo com base na duração do pulso enviado, fazendo com que o rotor gire para a posição desejada.

    Normalmente, um servomotor só pode girar 90° em qualquer direção, totalizando um movimento de 180°. A posição neutra do motor é definida como a posição em que o servo tem a mesma quantidade de rotação potencial tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário.

    O servomotor espera receber um pulso a cada 20 milissegundos (ms), e a duração do pulso determinará até onde o motor girará. Por exemplo, um pulso de 1,5 ms fará com que o motor gire para a posição de 90°. Se o tempo for inferior a 1,5 ms, o motor se moverá no sentido anti-horário em direção à posição de 0°, e se o tempo for superior a 1,5 ms, o servo girará no sentido horário em direção à posição de 180°.

   Dito tudo isso , vamos fazer um circuito de controle para um micro servomotor . Será utilizado um modelo muito utilizado  para fins não profissionais e bastante comum no mercado. Como sempre, procurou-se simplificar o máximo possível.







  Agora já não tem desculpas para deixar de fazer aquele braço robótico ou outras automações simples.