Da série : 10 circuitos . Agora o protagonismo fica por conta dos acopladores ópticos.
Os optoacopladores, também conhecidos como isoladores ópticos, são dispositivos eletrônicos que transferem sinais elétricos entre dois circuitos eletrônicos através da luz. Eles consistem basicamente de um emissor de luz (geralmente um LED) e um detector de luz (que pode ser um transistor, um SCR , um diac, triac, mosfets ou ainda uma porta lógica) encapsulados juntos. A luz emitida pelo LED é recebida pelo fotodetector, que converte a luz de volta em um sinal elétrico. Esse método de transferência proporciona isolamento elétrico entre os dois circuitos, protegendo-os contra interferências elétricas e surtos de tensão. Os optoacopladores são amplamente utilizados em diversas aplicações devido à sua capacidade de fornecer isolamento elétrico e proteger circuitos sensíveis.
Existem dezenas de modelos , mas nestes exemplos vamos usar apenas o PC817, o 4N40 e o 4N25. Pode substituí-los por outros modelos com a mesma função interna , se quiser.
Vamos lá, então?
1 - Provador sonoro de componentes.
Um teste de continuidade bem simples que permite provar componentes como fusíveis, leds, lâmpadas, chaves, diodos e verificar curtos em transistores ou capacitores.
6- Liga / Desliga no mesmo botão.
8- Sensor de escuridão
Quando anoitecer ou se o LDR ficar sob baixa iluminação, o led começará a piscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário