Precisando controlar um motor de passo mas não quer, não pode ou não sabe usar microcontroladores?
Analise esta solução que vou mostrar e veja se atende a sua necessidade.
Um motor de passo é um tipo específico de motor elétrico que é amplamente utilizado em aplicações que requerem controle preciso de posição e velocidade. Este tipo de motor não contém escovas ou comutadores, e o movimento do seu eixo é feito em pequenos incrementos chamados "passos". Cada passo corresponde a um movimento angular fixo do rotor. O rotor é a parte do motor que gira. Em motores de passo, o rotor geralmente é um ímã permanente ou uma estrutura dentada de ferro. O estator é a parte fixa do motor e contém as bobinas (ou enrolamentos). No caso de um motor de passo com 4 bobinas do tipo que vamos usar , há quatro enrolamentos separados. Para controlar um motor de passo não basta conectá-lo a uma fonte DC, é necessário um driver que possa fornecer a sequência correta de energização das bobinas . As bobinas são energizadas em uma sequência específica para fazer o rotor girar. A sequência de energização determina a direção e a precisão do movimento. Neste projeto vamos usar um módulo comercial baseado no ULN2003 , um driver unipolar simples, frequentemente usado com motores de passo unipolares pequenos.
Para controle deste módulo, será usado o circuito integrado 4017 ( sim, eu adoro ele) ,que terá a função de gerar a sequencia correta de energização para as bobinas. Para inverter a rotação do motor , simplesmente invertemos a sequência de excitação das bobinas , mediante o uso dos contatos de um relé duplo .
Abaixo o diagrama e sugestão de placa . Temos um oscilador composto por uma das seis portas presentes em um CD40106, gerando o sinal de clock para o CI 4017. A quinta saída do 4017 está conectada ao pino de reset (pino 15), fazendo com que ele conte até 4 e, em seguida, reinicie a contagem. Assim, as saídas do 4017 (pinos 3, 2, 4, 7, reset) são ativadas sequencialmente, com apenas uma saída em nível alto a cada momento. Através de uma lógica simples com diodos, este nível alto é enviado à entrada do módulo de potência que aciona o motor.
Temos duas chaves: uma faz o motor girar no sentido horário e a outra no sentido anti-horário. Quando pressionadas, as chaves alimentam todo o circuito, iniciando seu funcionamento. Observe que uma das chaves também alimenta um relé. Como o 4017 conta apenas em um sentido, este relé foi adicionado para inverter os pinos 3 e 4, permitindo inverter artificialmente a sequencia de saída, tornando-a decrescente. Desta forma, conseguimos fazer com que o motor gire no sentido contrário.
Link do circuito em operação :
Nenhum comentário:
Postar um comentário