quarta-feira, 29 de maio de 2024

Controle Bidirecional Para Motor De Passo


Precisando controlar um motor de passo mas não quer, não pode ou não sabe usar microcontroladores?

Analise esta solução que vou mostrar e veja se atende a sua necessidade.

Um motor de passo é um tipo específico de motor elétrico que é amplamente utilizado em aplicações que requerem controle preciso de posição e velocidade. Este tipo de motor não contém escovas ou comutadores, e o movimento do seu eixo é feito em pequenos incrementos chamados "passos". Cada passo corresponde a um movimento angular fixo do rotor. O rotor é a parte do motor que gira. Em motores de passo, o rotor geralmente é um ímã permanente ou uma estrutura dentada de ferro. O estator é a parte fixa do motor e contém as bobinas (ou enrolamentos). No caso de um motor de passo com 4 bobinas do tipo que vamos usar , há quatro enrolamentos separados. Para controlar um motor de passo não basta conectá-lo a uma fonte DC, é necessário um driver que possa fornecer a sequência correta de energização das bobinas . As bobinas são energizadas em uma sequência específica para fazer o rotor girar. A sequência de energização determina a direção e a precisão do movimento. Neste projeto vamos usar um módulo comercial baseado no ULN2003 , um driver unipolar simples, frequentemente usado com motores de passo unipolares pequenos.




Para controle deste módulo, será usado o circuito integrado 4017 ( sim, eu adoro ele) ,que terá a função de gerar a sequencia correta de energização para as bobinas. Para inverter a rotação do motor , simplesmente invertemos a sequência de excitação das bobinas , mediante o uso dos contatos de um relé duplo .




     Abaixo o diagrama e sugestão de placa . Temos um oscilador composto por uma das seis portas presentes em um CD40106, gerando o sinal de clock para o CI 4017. A quinta saída do 4017 está conectada ao pino de reset (pino 15), fazendo com que ele conte até 4 e, em seguida, reinicie a contagem. Assim, as saídas do 4017 (pinos 3, 2, 4, 7, reset) são ativadas sequencialmente, com apenas uma saída em nível alto a cada momento. Através de uma lógica simples com diodos, este nível alto é enviado à entrada do módulo de potência que aciona o motor.

   Temos duas chaves: uma faz o motor girar no sentido horário e a outra no sentido anti-horário. Quando pressionadas, as chaves alimentam todo o circuito, iniciando seu funcionamento. Observe que uma das chaves também alimenta um relé. Como o 4017 conta apenas em um sentido, este relé foi adicionado para inverter os pinos 3 e 4, permitindo inverter artificialmente a sequencia de saída, tornando-a decrescente. Desta forma, conseguimos fazer com que o motor gire no sentido contrário.





Link do circuito em operação :

https://youtu.be/XHkSzGGXtlo


Nenhum comentário:

Postar um comentário