A maioria dos carros de hoje já possui indicador de temperatura do motor, mas ainda existem carros mais antigos rodando por aí em que esse dispositivo não existe. Nestes casos este projeto pode ser muito útil . Sem contar o prazer de mostrar para os outros, um gadget bem atraente feito totalmente por você. E mais ainda, sem nenhuma alteração na parte elétrica do veículo.
O indicador utiliza um circuito integrado bastante conhecido , comumente usado em circuitos de voltímetro linear ou Vu meter. O sensor de temperatura é um LM35, bastante preciso, se bem que o objetivo principal seja uma indicação dinâmica, sem se preocupar muito com a exatidão da leitura.
Se a temperatura do motor estiver alta, pode ser um indicador de que algo não está funcionando corretamente. Um motor superaquecido pode sofrer danos permanentes. As juntas, mangueiras e vedações, projetadas para manter o motor funcionando adequadamente, também podem ser danificadas . Por outro lado, se o motor não atingir a temperatura adequada de funcionamento, podemos ter várias consequências negativas. Em primeiro lugar, a eficiência do motor é afetada, pois o combustível não queima de forma ideal em temperaturas mais baixas. Isso pode resultar em menor potência e maior consumo de combustível.
Portanto está aí a justificativa da potencial importância deste circuito.
Para fixar p LM35 no bloco do motor você vai precisar usar a imaginação. Te dou o maior apoio nesta fase.
Procure fixá-lo, preferencialmente, em contato com o sensor já existente. Passada a parte mais trabalhosa, ligue o carro e deixe ele atingir a temperatura normal de operação . Neste momento , deverá estar acesa a barra até o quinto ou sexto led ( cor verde ). Se estiver muito fora disto, troque o resistor de 1K8 por um trimpot e ajuste até que isto aconteça.
Dirija com segurança...