O relé ( ou relê para alguns ) é um dispositivo eletromecânico muito antigo , geralmente utilizado para acionar cargas de muita potência com um sinal de comando menos potente. Constituído por bobinas , contatos e terminais é um componente bastante confiável e ainda muito utilizado nos dias atuais para ligar e desligar cargas. Ou seja, na prática é como se fosse um interruptor, só que acionado eletricamente.
Podemos encontrar versões automotivas, industriais , de sinal, relés temporizadores e vai por aí afora.
Seu funcionamento é muito simples ( a teoria eletromagnética , nem tanto):
Quando a bobina de um relé é energizada, ocorre a atração magnética entre o núcleo desta bobina e um componente chamado armadura . Esta armadura é forçada a se mover empurrando fisicamente os contatos internos até que se toquem, permitindo que uma eventual corrente possa circular através deles . Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras ,então:
Genial também é que, da mesma forma que internamente existem os contatos que fecham o circuito , existem outros que se afastam quando a bobina é energizada . Assim dependendo de quais contatos forem utilizados , podemos ligar ou desligar cargas.
Chega de papo , vamos aos dez circuitos.
1 - On /Off com dois botões
2- On /Off com 1 botão
4- Relé Monoestável
5- Pisca-pisca
6- Alarme de Vibração
7- Porta OU Exclusiva (XOR)
8- Controle Bidirecional Para Motor DC
9 - Comando Sobe e Desce Para Elevador
10- Sequencial com Relés